Radiologia de Albufeira

Imagiologia Mamária

O QUE É A MAMOGRAFIA?

Mamografia Digital é o melhor método de imagem para o diagnóstico de lesões da mama, em conjunto com a ecografia mamária.

Trata-se de um exame de primeira linha, recomendado a partir dos 40 anos. Junto com a Ecografia, contribui para uma melhor acuidade diagnóstica da patologia mamária.

 O cancro da mama é o mais comum na mulher. A sua incidência aumenta com a idade. Estima-se que uma em cada dez mulheres desenvolverá cancro da mama, ao longo da sua vida. Daí a importância dos programas de rastreio, que têm como objetivo principal a deteção do mesmo em fase precoce.

O mamógrafo é um aparelho que faz incidir uma dose relativamente baixa de radiação sobre a mama, após a sua compressão. A compressão mamária é fundamental para diferenciar o tecido mamário bem como para reduzir a dose de radiação ao paciente. São obtidas pelo menos duas incidências de cada mama.

Em alguns casos, pode ser necessário realizar incidências especiais para retirar qualquer dúvida diagnóstica.

Lista de Exames:

PREPARAÇÃO PARA O EXAME

Não necessita de qualquer preparação prévia. Contudo, não deve usar cremes, desodorizantes ou pó de talco sobre a região mamária e axilar, porque alguns desses produtos são opacos aos raios-x e podem falsear os resultados. 
Além disso os cremes tornam a mama escorregadia e dificultam o seu posicionamento.

Mamografia

Notas Relevantes

A mama é mais sensível no período pré-menstrual, pelo que a realização deste exame deve ser evitada nesta fase. A semana após o período menstrual é a indicada para a sua realização.

A gravidez e o aleitamento são contra-indicações relativas da mamografia.Assegure-se que não está grávida antes de realizar este exame.

A entrega do exame e do respetivo relatório médico será feita após três dias úteis. Em situações de urgência clínica, o relatório médico será prioritário

Se pretender e autorizar, o relatório médico pode ser enviado por e-mail.

Scroll to Top