Radiologia de Albufeira

Radiologia Digital

O QUE É A RADIOLOGIA DIGITAL - RAIOS X ?

Radiografia, também designada genericamente por raios x, é o método de imagem médica mais conhecido e mais antigo, tendo já passado um século sobre a sua descoberta e utilização.

Durante muitos anos, a Radiologia, agora dita “clássica ou convencional”, era basicamente o único método viável de observar o interior do organismo. Na prática clínica atual, a radiologia perdeu, para os outros métodos de imagem, algumas das suas indicações. No entanto, continua a ser um método extremamente útil e insubstituível para grande número de doenças ou patologias e, também, um método de rastreio.

O principal objetivo da radiografia é estudar os ossos do corpo humano, quer na doença aguda, como a fratura ou infeção, quer na doença crónica como as lesões degenerativas ou tumorais.

A Radiologia digital é também amplamente utilizada na avaliação do Tórax e do Abdómen,  com ou sem a utilização de produtos de contraste.

Lista de Exames:

PREPARAÇÃO PARA O EXAME

Na maioria dos casos não tem preparação.

É necessário retirar quaisquer objetos metálicos que possam interferir na radiografia: anéis, brincos, colar, etc.

Raios X

Notas Relevantes

A gravidez é uma contra-indicação relativa. Antes de realizar exames radiológicos, assegure-se de que não está grávida.

A entrega do exame e do respetivo relatório médico será feita após três dias úteis. Em situações de urgência clínica, o relatório médico será prioritário.

Se pretender e autorizar, o relatório médico pode ser enviado por e-mail.

Scroll to Top