Radiologia Digital
O QUE É A RADIOLOGIA DIGITAL - RAIOS X ?
Radiografia, também designada genericamente por raios x, é o método de imagem médica mais conhecido e mais antigo, tendo já passado um século sobre a sua descoberta e utilização.
Durante muitos anos, a Radiologia, agora dita “clássica ou convencional”, era basicamente o único método viável de observar o interior do organismo. Na prática clínica atual, a radiologia perdeu, para os outros métodos de imagem, algumas das suas indicações. No entanto, continua a ser um método extremamente útil e insubstituível para grande número de doenças ou patologias e, também, um método de rastreio.
O principal objetivo da radiografia é estudar os ossos do corpo humano, quer na doença aguda, como a fratura ou infeção, quer na doença crónica como as lesões degenerativas ou tumorais.
A Radiologia digital é também amplamente utilizada na avaliação do Tórax e do Abdómen, com ou sem a utilização de produtos de contraste.

Lista de Exames:
- Raios X ao Crânio
- Raios X Seios Perinasais e Cavum
- Raios X Tórax
- Raios X Abdómen
- Raios X Coluna Vertebral
- Raios X Bacia
- Raios X Membros
- Raios X Osteoarticular
- Radiometria dos Membros Inferiores
PREPARAÇÃO PARA O EXAME
Na maioria dos casos não tem preparação.
É necessário retirar quaisquer objetos metálicos que possam interferir na radiografia: anéis, brincos, colar, etc.
Raios X
Notas Relevantes
A gravidez é uma contra-indicação relativa. Antes de realizar exames radiológicos, assegure-se de que não está grávida.
A entrega do exame e do respetivo relatório médico será feita após três dias úteis. Em situações de urgência clínica, o relatório médico será prioritário.
Se pretender e autorizar, o relatório médico pode ser enviado por e-mail.