Radiologia de Albufeira

Ressonância Magnética

Ressonância Magnética

A Ressonância Magnética tem-se tornado, para muitas patologias, o exame com maior capacidade de diagnóstico, isto porque permite uma elevada diferenciação dos tecidos do corpo humano, utilizando ondas de radiofrequência num forte campo magnético.

Ressonância Magnética (RM) é um método de diagnóstico que usa um campo magnético e ondas de radiofrequência, que permitem a visualização dos órgãos e estruturas internas, aproveitando as propriedades naturais dos átomos existentes no corpo humano.

A imagem por Ressonância Magnética explora a mini-magnetização natural do átomo mais abundante do corpo humano, o hidrogénio. O contraste entre os diversos tecidos (normais e patológicos) é assim criado em função do número de átomos de hidrogénio existentes num determinado tecido e no meio onde se encontram.

A Ressonância Magnética é um exame não invasivo, indolor, e não utiliza radiações ionizantes (RX), tendo-se tornado o melhor método de imagem para o diagnóstico de muitas doenças, devido à sua grande diferenciação tecidual, resolução de estruturas, imagens em múltiplos planos e estudos dinâmicos.

Para muitas patologias a Ressonância Magnética é considerada o exame com maior capacidade diagnóstica.

Ressonância Magnética tem um papel muito importante na avaliação do aparelho locomotor, no estudo das diferentes articulações, sendo largamente utilizada no diagnóstico das lesões desportivas e nas artrites.

Tem ainda indicação no diagnóstico de lesões expansivas ósseas e dos tecidos moles, como nos casos de processos infecciosos e tumores, sendo fundamental para o seu estadiamento.

Lista de Exames:

PREPARAÇÃO PARA O EXAME

Jejum de 4 horas antes do exame.

Os medicamentos que se tomam habitualmente devem ser ingeridos de igual modo, mesmo na exigência de jejum.

Ressonância Magnética

Notas Relevantes

Trazer sempre exames anteriores ou outros estudos que considere relevantes e relacionados com o exame que vai realizar.

Não é permitido entrar na sala de exame com objectos metálicos. Jóias, bijutarias, relógios, cartões de crédito e aparelhos de audição podem ser danificados pelos magnetos.

Informe-nos se já realizou alguma cirurgia.

Informe-nos se possui alguma prótese metálica (pacientes portadores de implantes cocleares ou pacemaker).

O exame é demorado, no mínimo 30 minutos.

O aparelho produz ruído, pelo que serão disponibilizados auriculares. Aconselha-se roupa confortável.

A Ressonância Magnética está contra-indicada no 1º trimestre da gravidez.

Em situações de urgência clínica, o relatório médico será prioritário.

Se pretender e autorizar, o relatório médico pode ser enviado por e-mail.

Scroll to Top